Tudo começou em 1879 na cidade de Londres com um homem chamado James Buchanan, um canadense filho de pais escoceses que trabalhava como representante da Mackinlays, uma tradicional destilaria de uísque. Rapidamente ele começou a comercializar uísques por conta própria depois de pegar um empréstimo com um amigo próximo. Vendedor nato ele pagou o empréstimo em um ano e começou a buscar por uma mistura de uísque que tivesse tanto qualidade quanto um sabor inconfundível para oferecer aos seus melhores amigos. Fundou aJames Buchanan & Co., e em 1884, depois de muitos experimentos ele tinha criado um blend que ia ao encontro de seu desejo e como garantia da excepcional qualidade desse produto, colocou seu próprio nome nele e fez questão de assinar o rótulo como atestado à qualidade do que estava oferecendo. Nascia assim o tradicional BUCHANAN’S SPECIAL, um uísque de personalidade marcante.
Ele também inovou para diferenciar seu uísque e criou o Red Seal (um selo vermelho afixado nas laterais das garrafas) para garantir qualidade e integridade. Era o selo de confiança de um homem que valorizava a tradição, integridade, generosidade e acima de tudo, a amizade. Rapidamente seu novo uísque conquistou uma legião de fãs e foi adotado pela Câmara dos Comuns (Parlamento). Seu talento para a publicidade também o levou a ser pioneiro dos anúncios em jornais. Em 1898, foi concedida a James Buchanan a Royal Warrant (Garantia Real), que lhe dava o direito de ser fornecedor de uísque para a Casa Real. Seu maior rival na época era Tommy Dewar e isso se estendeu além do comércio de uísque. Eles eram concorrentes nas corridas de cavalos. Os cavalos de James Buchanan venceram por duas vezes a grande e famosa corrida anual de cavalos (Derby), em Epsom na Inglaterra, derrotando os animais de seu maior rival.
Apesar da enorme rivalidade criada, Buchanan se uniu a Dewar nos negócios criando uma empresa única em 1915. Uma década mais tarde eles passaram a fazer parte da Distillers Company Limited (DCL). Nas décadas seguintes o uísque BUCHANAN’S foi introduzido em vários mercados ao redor do mundo, ganhando excepcional popularidade entre a comunidade latina. Em 1986 a Distillers Company foi adquirida pela Cervejaria Guinness, que se fundiu com Grand Metropolitan para formar a Diageo em 1997. Em 2007 a marca criou o BUCHANAN’S FOREVER, uma série de eventos musicais que visam arrecadar dinheiro para causas sociais na América Latina e Caribe, contando com a participação de embaixadores e artistas de peso como a apresentadora mexicana Rebecca De Alba e os cantores Sting e Elton John.