A história começou com o fazendeiro Robert Chivas, pai de 12 filhos, entre eles James e John, que caminharam 20 milhas para tentar a sorte na cidade portuária de Aberdeen na Escócia. John começou a trabalhar em uma tecelagem e seu irmão James encontrou emprego com William Edward, numa loja de comidas e bebidas. Com a morte de Edward, em 1801, James Chivas assumiu os negócios junto com o sócio Charles Stewart, e criaram a Stewart & Chivas, que vendia cafés, temperos exóticos, produtos franceses e rum caribenho. Durante a visita da Rainha Vitória à Escócia, em 1842, a família real adquiriu muitos produtos da Stewart & Chivas e, no ano seguinte, James Chivas ganhou o selo real como “Provedor de Mantimentos para Sua Majestade”. Ainda nesta década, eles começaram a adquirir barris de carvalho para futuramente produzir sua própria mistura de uísques.
E então, na década seguinte, devido aos insistentes pedidos de seus clientes, eles passaram a produzir uma mistura própria de uísque, batizada inicialmente de Glen Real Dee, que alcançou rapidamente grande sucesso entre os escoceses por sua suavidade, muito diferente de outros uísques da época. Devido à alta qualidade da bebida, sua fama se espalhou por todo Reino Unido e rapidamente chegou até a Inglaterra. Em 1857, James dissolveu a sociedade e chamou seu irmão, John, para juntos fundarem a CHIVAS BROTHERS, nome que permaneceu mesmo depois da morte de John, em 1862. A destilaria foi pioneira na arte de mesclar os melhores uísques de malte e de grão da Escócia, principalmente os uísques de Speyside (coração da Escócia). James colocou seu filho Alexander no negócio em 1879, introduzindo-o na arte da destilação de uísques. Alexander aprendeu bem com o pai, pois as lojas da família não paravam de prosperar e a CHIVAS produzia uísques cada vez melhores.
O uísque CHIVAS começou então sua escalada rumo ao sucesso, se tornando um dos favoritos entre os escoceses. Foi somente em 1909, que a empresa introduziu no mercado o famoso uísque com a marca CHIVAS REGAL. Ele se transformou no primeiro uísque de luxo do mundo quando foi exportado de Aberdeen para Nova York, com o objetivo de atender ao paladar sofisticado da alta sociedade norte-americana. Porém, com o início da Primeira Guerra Mundial e a Lei Seca nos Estados Unidos, esse uísque praticamente desapareceu do mercado. Logo após o encerramento da Lei Seca nos Estados Unidos, por volta de 1936, o uísque CHIVASREGAL foi relançado no mercado, agora envelhecido 12 anos, e rapidamente ganhou status e se tornou popular no mercado americano. Durante a Segunda Guerra Mundial, como grande parte da Europa, a destilaria passou por tempos difíceis. A falta de produtos e o racionamento interromperam a produção de uísques. Graças à política astuta de manter o estoque, iniciada pelo velho James Chivas, a empresa conseguiu sobreviver ao cataclisma.
Poucos anos após o término do conflito, em 1949, a empresa foi comprada pela Seagrams, fazendo com que seu famoso uísque ganhasse uma melhor e maior distribuição no mundo, além de muita força no marketing e na propaganda. Em 1950, a Chivas Brothers começou a procurar uma destilaria para garantir o suprimento de malte uísque. A escolhida foi Strathisla, a mais antiga das Highlands (terras altas), inaugurada em 1786 e situada às margens do Rio Spey, famoso pela pureza de suas águas. O estilo pitoresco, o telhado em forma de pagode ornamentado, o clima perfeito para produzir maltes puros e suaves. É dali que saem algumas das melhores obras de arte engarrafadas por CHIVAS até os dias de hoje. Durante esta década a marca CHIVAS conquistou um fã de peso: Frank Sinatra, que em suas apresentações exigia somente uísque CHIVAS em seu camarim.
Em 2001, a destilaria foi comprada pelo grupo francês Pernod Ricard. Nesse mesmo ano, a Chivas Brothers completou 200 anos de fundação. E como presente para seus fiéis consumidores preparou um brinde especial para este bicentenário: as garrafas ganharam novo design e foram criadas três latas colecionáveis. O bônus era um livro, “Chivas 200 anos 200 Dicas”, que continha em pequenas doses, receitas, fatos históricos, informações sobre a produção e curiosidades variadas em torno do uísque. Entre 2002 e 2008 as vendas do uísque CHIVAS cresceram 61% no mundo.